Ei mulher...onde está o seu poder?!
- Psicóloga Vanessa Brito

- 1 de jul. de 2020
- 1 min de leitura

Nestes tempos turbulentos, em que os noticiários revelam o aumento significativo da violência doméstica, sobretudo contra as mulheres, uma reflexão me vem à tona. Onde está nosso poder feminino? O que fazemos com ele? Como podemos reconhecê-lo?
Claro que não tenho a pretensão de, em poucas linhas, conseguir respostas às minhas indagações. O que desejo é levantar algumas reflexões sobre como temos exercido nosso poder feminino. Já ouvimos muito sobre o “empoderamento da mulher”, mas sabemos do que se trata? Em linhas gerais, este termo visa que todas as mulheres tomem posse de suas potencialidades, ao mesmo tempo que cada uma assuma sua responsabilidade para o crescimento de todas.
Usando essa ideia como gancho, podemos pensar em algo que antecede a essa premissa que é o auto empoderamento, tendo em vista que uma maneira consistente de fortalecer a coletividade é contribuir com nossas potencialidades, somadas as potencialidades de outros.
Para que o auto empoderamento aconteça é preciso que cada mulher tome posse de seus próprios “dons” e reconheça suas potencialidades, utilizando-as primeiro a seu favor, desenvolvendo recursos pessoais e profissionais consistentes que, a posteriori, se estendam para o fortalecimento coletivo.
É importante frisar que o primeiro passo para se desenvolver o auto empoderamento é passar pelo processo de autoconhecimento, o qual pode auxiliar cada uma de nós a assumir as rédeas das nossas próprias ações e transformar o cotidiano a nossa volta.
Se você ainda não consegue re(conhecer) seus próprios dons e potencialidades, a psicoterapia pode ser uma grande aliada. Pense nisso!
Cuide sempre do seu bem mais precioso: Você!
Psicóloga Vanessa Brito
CRP:06/146517
Atendimento Online



Comentários